ENOCH ARDEN
- teatroescolasegund
- 10 de fev.
- 2 min de leitura
No dia 23 de Novembro de 2024, a Companhia Razões Inversas trouxe ao palco do Teatro Escola Segundo Ato o espetáculo “Enoch Arden”.

Com direção de Marcio Aurelio, texto de Alfred Tennyson e música de Richard Strauss, o espetáculo foi criado como parte das comemorações dos 30 anos da Companhia Razões Inversas durante a pandemia por meio da Lei Aldir Blanc em 2021.
Interpretado pelo ator Paulo Marcello e pelo pianista Fernando Esteves, Enoch Arden (Op, 38, TrV. 181, de Richard Strauss) é um melodrama para narrador e piano escrito em 1897 para o poema narrativo do famoso poeta inglês, Sir Alfred Tennyson.
O herói do poema, o pescador que virou marinheiro mercante Enoch Arden, deixa sua esposa Annie e três filhos para ir ao mar com seu antigo capitão, que lhe oferece trabalho depois que ele perdeu o emprego devido a um acidente; refletindo a visão masculina do herói sobre o trabalho e as dificuldades pessoais para sustentar sua família, Enoch Arden deixa sua família acreditando assim servi-los melhor como marido e pai.
No entanto, durante sua viagem, Enoch Arden naufraga em uma ilha deserta com dois companheiros; ambos eventualmente morrem, deixando Arden sozinho lá.
Esta parte da história é uma reminiscência de Robinson Crusoé. Enoch Arden permanece perdido e desaparecido por mais de dez anos. Ele descobre ao retornar do mar que, após sua longa ausência, sua esposa, que o acreditava morto, está casada novamente, um casamento feliz com outro homem, seu amigo de infância Philip, e tem um filho com ele. A vida de Enoch permanece vazia, com um de seus filhos agora morto, e sua esposa e os filhos restantes sendo cuidados por seu antigo rival.




Comentários